Ao gerenciar um salão de beleza, custa 5 vezes mais atrair novos clientes do que manter os existentes. 

Uma vez que um cliente frequenta e gasta em média 67% mais do que um novo cliente, a regra número um de qualquer negócio de beleza é manter seus clientes existentes felizes e construir um relacionamento leal com eles.

Aqui estão 6 técnicas essenciais de retenção de clientes para garantir que seus clientes do salão de beleza voltem sempre:

1. Cuidado com as primeiras impressões

Quando um cliente entra no seu salão, ele forma uma opinião nos primeiros minutos. 

É por isso que as primeiras impressões contam. 

Dê as boas-vindas a eles: faça contato visual com o cliente, pergunte seu nome e certifique-se de que tudo está pronto para o atendimento. 

Os clientes também julgarão a aparência do seu salão imediatamente. 

Mantenha as estações de trabalho limpas e desobstruídas para que você possa causar uma primeira impressão inesquecível positivamente.

2. Serviço consistente

Você pode ter o salão mais bonito do mundo, mas não chegará a lugar nenhum se não estiver oferecendo o alto nível de serviço que seus clientes esperam. 

Certifique-se de que cada um dos seus funcionários oferece um serviço dentro do seu padrão de qualidade, para que os tratamentos não variem entre os parceiros. 

Você não gostaria que os clientes fossem para outro lugar só porque um de seus funcionários não tem um padrão ou estão desmotivados.

3. Reserva flexível

Os consumidores adoram flexibilidade e seus clientes desejam uma variedade de opções de reserva para atender às suas necessidades. 

Não ofereça apenas reservas por telefone, que só podem ser feitas durante o horário comercial, torne o processo de agendamento de consultas simplificado e rápido, fornecendo um serviço de agendamento online . 

Estudos mostram que 52% dos clientes reservam fora do horário de funcionamento , portanto, maximize sua taxa de retenção permitindo que seus clientes façam novas reservas com facilidade 24 horas por dia, um aplicativo de agendamento pode te ajudar com isso.

4. Torne-o pessoal

Os clientes vão ao seu salão para relaxar e descontrair e são os toques pessoais que melhoram a sua experiência. 

Eles gostam de um lanche ou bebida especial durante o tratamento? 

Talvez gostem de ler uma revista ou jornal específico. 

Hoje é indispensável o Wifi e conexão com a internet para que o cliente entre nas redes sociais, Instagram, Whatsapp e etc.

Uma pesquisa recente demonstrou que 71% dos relacionamentos com os clientes terminam devido a uma experiência ruim de atendimento então fique ligado. 

Conheça seus clientes como indivíduos, para que possa proporcionar a eles uma experiência de cliente mais profunda e pessoal. 

Isso é fácil se você estiver usando um software empresarial que permite salvar perfis de clientes detalhados, para que você não se esqueça das pequenas coisas que seus clientes amam.

5. Defina metas

Uma das técnicas de retenção de clientes mais subestimadas é definir metas realistas e alcançáveis. 

Eles não precisam ser muito altos. 

Descobertas recentes mostram que apenas um aumento de 5% na retenção de clientes pode aumentar os lucros em até 95%. 

Use métricas para identificar os tratamentos e funcionários mais populares com base no feedback do cliente, para que você possa conhecer os pontos fortes e fracos do seu negócio.

6. Fique em contato

A jornada de seu cliente é importante, e uma ótima maneira de construir conexões leais e duradouras com seus clientes é por meio de canais de comunicação. 

Entre em contato para agradecê-los pela visita e relembrá-los sobre o próximo compromisso por e-mail ou mensagem de texto. 

Você pode evitar ficar preso em tarefas administrativas utilizando um software que automatiza esses compromissos com o cliente. 

E por que não dar um passo adiante, enviando-lhes um cartão no dia do aniversário, talvez até incluindo uma oferta especial?

Categorias: Sem categoria

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *