Você sabe como fazer marketing para salão de beleza na crise?

Há quem diga que o mercado de beleza é um dos menos atingidos pela crise financeira em tempos normais, porém, não agora.

Quem trabalha na prática sabe que o movimento tende a cair conforme algumas movimentações do mercado.

Além disso, o momento atípico que estamos vivendo por conta do Coronavírus, requer algumas adaptações radicais por parte dos profissionais desse mercado.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

O marketing para salão de beleza é essencial no meio disso tudo, é através dessas estratégias que os resultados podem ser melhores e quem não utiliza de tal ferramenta para se manter no mercado, acaba não conseguindo sobreviver.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer com mais detalhes sobre o marketing para salão de beleza e como ele pode te ajudar a sobreviver em um momento de crise.

Primeiro precisamos entender o que e marketing.

O que é marketing?

Para começar falando sobre marketing para salão de beleza temos que ir além e voltar no conceito de marketing que foi introduzido no Brasil no ano de 1954 pela FGV.

Marketing é um conjunto de atividades que tem como intuito entender qual a necessidade do cliente, somente entendendo tais necessidades é possível pensar em propostas para atingir esse público e criar um relacionamento.

O objetivo do marketing é conquistar o cliente, no caso do salão de beleza, é fazer com que a pessoa faça todos os serviços de forma constante nesse local.

Se engana o profissional que acredita que somente um bom serviço basta, isso deixou de ser um diferencial e hoje é uma obrigação.

É necessário oferecer um atendimento personalizado para a fidelização, segundo pesquisas, essa é a melhor estratégia de marketing e para conquistar novos clientes, deve – se conhecer a persona tão bem a ponto de saber suas necessidades, medos e oferecer uma solução.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

Todo e qualquer tipo de negócio pode utilizar do marketing e no mercado da beleza isso não é diferente.

Qual a importância do marketing no seu salão na crise?

O marketing para salão de beleza é importante na crise e fora dela, pelos motivos que citamos acima, é uma forma de conhecer o cliente e conseguir o fidelizar em seu salão.

marketing para salão de beleza

A partir das estratégias de marketing que seu público alvo vai saber mais detalhes sobre o seu trabalho, preços, horários de atendimento, serviços disponíveis, promoções e mais.

Qualquer empresa não presente em redes sociais, que são as maiores estratégias de marketing hoje em dia, acabam gerando desconfiança, portanto, as estratégias de marketing podem ser vistas até mesmo como uma forma de passar credibilidade.

Dentro de uma crise é preciso adaptar valores e serviços e é o marketing que vai te auxiliar em como fazer e anunciar isso da melhor forma. 

Por exemplo, quando os salões começarem a abrir pós período de quarentena, será necessário pensar em estratégias de marketing para relatar para o seu público alvo os cuidados que vocês terão com todo processo de higienização.

Como é aplicado no seu negócio?

O marketing para salão de beleza pode ser aplicado em duas vertentes, o marketing digital e o marketing offline, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, não morreu e também garante resultados.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

Conheça como aplicar as estratégias em cada tipo de marketing dentro da crise.

Marketing Online

O marketing para salão de beleza está sendo feito mais de forma digital, principalmente no período que estamos vivendo.

Quando falamos em marketing digital, estamos falando em estratégias online, como seu site e as redes sociais do espaço.

Em meio a crise é importante estar sempre presente para os seguidores lembrar do seu salão e do que ele oferece.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

Acreditamos que o mais fantástico do mercado digital é a possibilidade de colocar dicas para as clientes.

Por exemplo, você pode enumerar algumas dicas de formas caseiras de cuidar do cabelo durante o período de quarentena, tendo a possibilidade de se tornar referência na área.

A estratégia gera compartilhamento, o que aumenta o número de pessoas que passam a saber da existência do seu salão.

Através do marketing para salão de beleza em formato digital você coloca fotos reais dos seus trabalhos, essa parte é de extrema importância para que os visitantes passem a confiar no que você faz.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

Utilizar hastags é outra forma de conseguir mais seguidores e de fazer mais pessoas terem acesso ao seu trabalho e as dicas que o seu salão compartilha.

Por fim, é uma forma efetiva de relacionamento, onde você consegue responder de forma instantânea dúvidas, realizar marcações, passar orçamentos, sem contar que é econômico (algo que deve ser levado em conta em um período de crise).

Existe ainda opções de fazer sorteios ou dar descontos exclusivos para quem é seguidor das redes sociais através de vouchers com validade.

Pesquisar ferramentas e utilizar da criatividade levando em conta seu público alvo são os grandes segredos do sucesso por aqui.

Marketing offline 

Como mencionado, diferente do que muitas pessoas pensam o marketing offline não morreu e é um tipo de marketing para salão de beleza que pode funcionar em tempos de crise.

Diferente do marketing digital, que busca seguidores, interações e ser referência no assunto, interagindo até mesmo com pessoas que moram em outro estado ou cidade, o marketing offline pensa em estratégias mais locais.

Como estamos falando de algo com mais investimento, deve – se pensar em estratégias certeiras, por isso para os salões com pouco a investir ou que estão começando a dica é sempre começar pelo bairro.

marketing para salão de beleza
marketing para salão de beleza

Pensar em panfletos é uma saída simples, eles devem ser objetivos e informativos. Tente fazer parcerias com estabelecimentos no bairro, assim, tais panfletos podem ser distribuídos quando a pessoa efetuar uma compra.

O outdoor é outra forma de investimento que costuma dar retornos, segundo pesquisas de marketing, é uma estratégia local resultante se colocado em um local estratégico, pelo motivo que mencionamos, o marketing offline requer uma localização para funcionar.

Lembre – se ainda que promoções também podem ser anunciadas nessas estratégias com data de validade e não se esqueça de colocar todas as redes sociais do salão.

Juntando as duas estratégias de marketing para salão de beleza as chances de sobreviver a crise aumentam, ainda mais pensando em serviços e atendimentos diferenciados.

Gostou do artigo de hoje? Temos muito mais sobre o assunto em nosso site.


1 comentário

4 Modelos de Nomes Para Salões de Beleza - Beauty Empreende · 14 de maio de 2020 às 13:58

[…] nome será utilizado em todas as formas de marketing, por isso, sem o nome você não pode abrir seu espaço, ele é aquele detalhe final que faz toda a […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *